Além dos atletas, “doping” de bicicletas preocupa ciclismo internacional

Em busca de um esporte limpo, sem trapaças, a União Ciclística Internacional (UCI) vai intensificar sua fiscalização em relação aos atletas e mais, agora também ficará bem atenta às bicicletas usadas pelos atletas. A entidade anunciou que passará a analisar as bicicletas de grandes competições em busca de motores escondidos.

doping-01
Imagem de câmera térmica para identificar motores escondidos

A preocupação do órgão máximo do ciclismo apareceu depois da descoberta do “doping tecnológico” usado pela belga Femke Van den Driessche, que foi suspensa do esporte por seis anos pelo uso de um motor escondido em sua bicicleta durante competições. Foi o primeiro caso de uma punição desse tipo na história do ciclismo.

doping-03
A ciclista Femke Van den Driessche

“Nós temos investido recursos consideráveis no desenvolvimento desse novo e altamente efetivo scanner tecnológico e também em fortalecer as punições aplicadas para qualquer um que tentar trapacear desta maneira. Este caso é uma grande vitória para a UCI e para todos os seus fãs, ciclistas e equipes que querem estar seguros de que nós manteremos essa forma de enganar fora do esporte”, disse Brian Cookson, presidente da UCI.

doping-02
Motor miniaturizado é colocado dentro do quadro da bicicleta e se encaixa no eixo dos pedais.

Com apenas 19 anos de idade, Van den Driessche teve todos os seus resultados desde outubro de 2015 anulados. A belga ainda terá que devolver todas as medalhas e prêmios em dinheiro conquistados. A UCI explicou que a jovem atleta violou os artigos 1.3.010 e 12.013bis (este trata exatamente de fraude tecnológica) e, além das punições esportivas, ela também precisará pagar 20 mil francos suíços (cerca de 72 mil reais) como multa pelo “doping”.

Cerca de 2.500 bicicletas já foram testadas desde o início de 2016 e este número deve chegar aos 12 mil até o final do ano. Competições como o Tour de France e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão entre os principais alvos.