Reconhecida por suas bicicletas, Joinville quer quadruplicar faixas até 2025

Joinville conta com cerca de 570 mil habitantes e é a cidade mais populosa de Santa Catarina. Desta população que se desloca diariamente, 11% utiliza a bicicleta como principal meio de transporte, quase o dobro da média nacional de 6%. Mas a prefeitura da cidade quer mais e já faz planos para chegar aos 20% até 2025.

“Nos anos 1980, 20%  dos deslocamentos eram feitos pedalando. Estamos trabalhando para recuperar este patamar”, contou Danilo Conti, secretário de Planejamento da cidade, à Folha de S. Paulo.

Segundo a autoridade, novos bicicletários já estão sendo instalados, sinalizações aprimoradas e trechos de ciclovias interligados. O objetivo da administração é de elevar a malha de vias exclusivas para bicicletas para 730 km até 2025, número quase cinco vezes maior que os atuais 156 km existentes na cidade.

A ligação de Joinville com as bicicletas é antiga e remonta os tempos dos primeiros imigrantes da região, há 166 anos. Para se ter uma ideia de como o meio de transporte foi bem difundido entre a população, em 1950 haviam cerca de 10 mil bicicletas na cidade que contava com 46 mil habitantes. Ou seja, a cada quatro pessoas, uma possuía uma bike.

Foto em destaque via