Copenhagen terá 380 semáforos inteligentes em absolutamente todos os cruzamentos

Os tempos estão mesmo mudando. Com cidades cada vez mais repletas de gente – ainda mais nos horários de pico – as bikes estão definitivamente ganhando os espaços das vias públicas.

semaforos-inteligentes-01
Copenhagen – Foto: Evikka / Shutterstock.com

Quem utiliza o transporte provavelmente foi seduzido pelas ideias de se locomover pegando atalhos, ganhar tempo para chegar até o trabalho, não ficar preso no congestionamento, contribuir com a redução na emissão de gases nocivos, guardar uma grana e ainda usufruir dos benefícios para a saúde. Só que, se tratando de infra-estrutura capaz de andar em sintonia com os benefícios de se utilizar a bicicleta, convenhamos que nem todas as administrações públicas conseguem realizar as medidas necessárias para o bem-estar de motoristas, ciclistas e pedestres adaptando vias, construindo faixas exclusivas e atualizando sinalizações. O que não é o caso de Copenhagen, capital da Dinamarca e eleita a cidade mais bike-friendly do mundo, que está revisando todos os seus semáforos para acompanhar as mudanças no modo de ir e vir de seus residentes.

semaforos-inteligentes-03
Copenhagen – Foto: lkoimages / Shutterstock.com

[xtopic title=”Leia também” layout=”1″ alignment=”” count=”1″ condition=”input” order=”” cats=”” tags=”” featured=”” ids=”1766″]

Como a própria Embaixada do Ciclismo da Dinamarca informa, Copenhagen recentemente investiu em 380 semáforos inteligentes (que vão cobrir todos os cruzamentos da cidade) para otimizar o fluxo e reduzir congestionamentos. As novas sinalizações são parte de um novo plano de investimento governamental que visa modernizar o sistema de tráfego. O mais legal de tudo: o sistema dos novos semáforos é inteirinho online, com sensores que reconhecem o tipo de usuário – motorista de carro, de ônibus ou ciclista – que está se aproximando do cruzamento e é capaz de organizar o trânsito destes tipos de maneira inteligente, de acordo com a demanda de usuários na via.

Com isso, estima-se que passageiros de ônibus ganharão de 5 a 20% de tempo em suas viagens diárias. Já os ciclistas poderão ter por volta de 10%!

semaforos-inteligentes-green-waves
Uma das Green Waves – Foto: Colville-Andersen / Flickr

“Os antigos semáforos já estão ultrapassados”, disse o ambientalista e prefeito de Copenhagen, Morten Kabell. E completa: “Os novos semáforos irão garantir as ‘vias verdes’ e uma melhor organização no tráfego da cidade em geral.

Copenhagen é a primeira cidade escandinava a instalar este tipo de sinalização em uma cidade inteira.

Foto em destaque: 2lovecycling / Shutterstock