Como as ciclovias podem ajudar a encher os cofres públicos

Investir em estruturas cicloviárias pode gerar muita economia para as cidades. Quem diz isso é um grupo de pesquisadores da Nova Zelândia que realizou um estudo concluindo que a cada dólar investido em ciclovias, o município economiza, no mínimo, 24 dólares. Pode parecer estranho em um primeiro momento. Afinal, porque as estruturas cicloviárias poupariam tanto dinheiro dos cofres públicos? Vamos entender.

O estudo

Publicado na revista norte-americana Environmental Health Perspectives, o estudo realizado pelos pesquisadores neozelandeses analisou os índices de custo benefício das estruturas cicloviárias de Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia. De acordo com os pesquisadores, a economia se dá principalmente pela diminuição nos gastos com a saúde da população.

Com ciclovias à disposição, as pessoas passam a usar menos carros, o que, consequentemente, diminui a poluição no ar e proporciona melhor qualidade de vida aos habitantes. Além disso, indo trabalhar de bicicleta, por exemplo, as pessoas acabam fazendo mais atividades físicas e tendo uma rotina mais saudável, combatendo o sedentarismo.

Ainda no campo da saúde, os pesquisadores concluíram que o uso de bicicletas nas grandes cidades também proporciona um aumento de qualidade de vida e uma queda no nível de stress, melhorando assim os relacionamentos interpessoais e tornando a trânsito e a cidade como um todo mais humanizados.

A diminuição do tráfego de automóveis também é responsável por economia no setor de segurança pública nas cidades. Sem um trânsito intenso, os policiais e guardas podem se dedicar menos ao monitoramento e fiscalização do tráfego para prestar outros tipos de serviços à população.

[xtopic title=”Leia também” layout=”1″ alignment=”” count=”2″ condition=”” order=”” cats=”” tags=”” featured=”” ids=”1146, 2161″]

Estruturas cicloviárias também atraem turistas

Como se não bastasse a economia nos setores de saúde e segurança pública, o investimento em estruturas cicloviárias também atrai turistas para os municípios. Isso porque existem muitos ciclistas profissionais que participam regularmente de corridas e maratonas em locais com boa estrutura física. Logo, se uma cidade possui boas ciclovias, pode atrair um novo público que provavelmente irá se hospedar em hotéis da região, comer em seus restaurantes e comprar no comércio local, gerando lucros e incentivando o turismo local.

O que fazer para implantar estruturas cicloviárias na minha cidade?

Apesar de todos os benefícios já comprovados por estudos, a imensa maioria dos municípios brasileiros ainda não possui ciclovias, e os que têm, muitas vezes, não possuem boas condições para uso.

Para implantar estruturas cicloviárias em suas cidades, os cidadãos precisam exercer seu papel e cobrar os políticos locais para que essas práticas sejam adotadas na região. É por isso que participar de reuniões com lideranças, ir às sessões da câmara de vereadores, entre outras ações é importante. O povo tem poder e voz para conseguir o que quer, basta correr atrás.

Que tal falar com o prefeito e os vereadores de sua cidade e sugerir a construção de uma ciclovia? Com certeza todos sairão ganhando.

Foto: Thiago Leite / Shutterstock.com